Penelope

Penelope é um gênero de aves da família Cracidae da ordem dos Galliformes. Mais conhecidos por jacu, no Brasil este gênero abriga sete espécies diferentes.

Os jacus são aves de grande porte, que podem atingir 85 cm de comprimento. A cauda é longa e arredondada, bem como as asas. O pescoço é relativamente longo e termina numa cabeça pequena. A pele em torno dos olhos está exposta e tem uma cor azulada, na maioria das espécies. Os jacus têm um papo vermelho e saliente na zona da garganta. A plumagem é uniforme e escura, em geral preta(ou uma cor 'chumbo')e com um aspecto escamado. Este efeito é produzido pelas penas do dorso e peito, que são debruadas a branco. A generalidade dos jacus têm patas avermelhadas.

Penelope jacquacu - jacu-de-spix

O jacu-de-spix mede de 66 a 76 cm de comprimento e pesa de 1,25 a 1,80 kg.

Ocorre no interior de matas de terra firme, matas de galeria, matas de várzea e clareiras. Localmente comum, é visto aos pares ou em pequenos grupos no subdossel ou no solo.

Substituto geográfico do jacuaçu na Amazônia ocidental, no Amazonas, Pará, Roraima, Acre e Rondônia.

Penelope jacucaca - jacucaca

A jacucaca é uma espécie endêmica, ocorre no Nordeste do Brasil.

Penelope marail - jacumirim

O jacumirim mede de 55 a 73 cm de comprimento e pesa de 0,95 a 1,15kg. Como o nome sugere é uma das menores espécies do gênero Penelope.

Vive solitário ou em pequenos grupos essencialmente arborícolas, raramente descendo ao solo, em bordas de florestas úmidas próximas de rios e lagoas. Produz um forte ruflar de asas em “display” de voo, entre as árvores, principalmente pela manhã e de madrugada.

Localmente comum no nordeste da Amazônia (Amazonas, Pará, Amapá e Roraima), é simpátrico com o aracuã-pequeno.

Penelope obscura - jacuaçu

O jacuaçu ocorre nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Penelope ochrogaster - jacu-de-barriga-castanha

O jacu-de-barriga-castanha ocorre nos estados: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Tocantins.

Penelope pileata - jacupiranga

O jacupiranga ocorre no Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins.

Penelope superciliaris - jacupemba

O jacupemba ocorre nas cinco regiões e em vinte e cinco estados brasileiros, a saber: Alagoas, Amapá Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Referências externas